Histórico da Escola
O C. E. DR. PAULO RAMOS, foi fundado nos anos 40, tendo em seus registros o ano de 1942 como o primeiro ano de funcionamento, ficando acordado o dia 05 de março como data oficial para as comemorações de aniversário, embora não tenha registros comprobatórios. Foi a primeira escola pública da rede estadual do município de são João dos patos, merece, portanto o apreço de todos os patoenses e particularmente daqueles que passaram pelos bancos escolares da escola ''Paulo Ramos''.Na época era interventor do Maranhão o Dr. Paulo Martins de Sousa Ramos que concedeu a verba para a construção da mesma. A quem redemos honra e gratidão imorredoura, e em sua homenagem o centro de Ensino ''Dr. Paulo Ramos''. Ao longo da história, crianças e jovens que receberam desta Instituição educação e conhecimento sistemático destacaram-se pessoalmente e profissionalmente e hoje através de trajetórias brilhantes orgulham a Escola, docentes e administrativos que prestaram e prestam serviços neste estabelecimento.
O Centro de Ensino Dr. Paulo Ramos uma escola de grande porte, que com profissionalismo e competência.
dos seus servidores, apoio das autoridades e das famílias, conseguiu destaque na qualidade da educação regional. Na época da fundação da escola, funcionava com a sua capacidade máxima, sendo muito procurada pela comunidade local e cidades circunvizinhas.
A primeira diretora foi a professora Otávia Pereira (1942-1950), de 1951 a 1953 não consta nos registros da escola nenhum diretor, ficando a escola sob a gerencia da secretária Terezinha de Jesus Veloso. Em seguida sob a Gestão das professoras Maria da Conceição Carnib (1954-1956), professora Luisa Monteiro Alves de Sousa (1957-1999), professora Ana Cely da Silva (1999-2003), professora Rosângela Ferreira Noleto (2004-2006), professora Elizamar Lima Sá (2007) e atualmente professora Antônia Guimarães de Freitas.
Características da Escola
INDENTIFICAÇÃO
O CENTRO DE ENSINO DR. PAULO RAMOS, esta situada na Praça Pedro Neiva de Santana, 100-Cetro, fone: 99 3551-3213/3551-3923 São João dos Patos-Ma.
O CENTRO DE ENSINO DR. PAULO RAMOS, tem por finalidade, dentro do disposto nas Constituições Federal e Estadual, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ministrar o Ensino Fundamental e Ensino Médio, observando a legislação e normas aplicáveis, propondo o desenvolvimento pessoal, profissional, procurando preparar o aluno com visão crítica, com possibilidade de escrever seu papel, contribuindo para o processo de transformação social.
Analisando a situação pedagógica do Centro de Ensino Dr. Paulo Ramos, percebe-se um currículo escola baseado nos PCN’S, Referenciais Curriculares do Estado do Maranhão, na Proposta Curricular, no documento “Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental: Orientações para a prática escolar’’ e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB-9394/1996”. Com todas as modalidades de ensino autorizadas e de acordo com a legislação brasileira e estadual.
Seu planejamento escolar é realizado mensalmente acompanhado da Supervisora e dos Direito Geral e Auxiliar. Os conteúdos são organizados de forma compartimentada para um melhor entendimento ao trabalho da equipe sendo feito um plano anual, um plano bimestral e um plano de aula, seguindo como referencia as diretrizes o plano didático e laborado pela Secretaria Estadual de Educação.
O calendário escolar elaborado pela coordenação escolar na Secretaria Estadual da Educação. E composto por 200 dias letivos e 1000 horas, contendo os eventos a serem comemorados. A escola realiza várias atividades escolares como as datas comemorativas que são lembradas de forma especial e vários projetos interdisciplinares, feiras, aulas de campo e etc.
A Escola sob a luz da Gestão Democrática e Participativa, conta com a participação do Diretor, Colegiado Escolar, Coordenadores, Professores, Pais, alunos, agentes e auxiliares administrativos, supervisores, zeladores, vigias, que fazem parte da administração direta da escola.
Os membros do Colegiado são eleitos através de eleição direta com a participação dos funcionários da escola, comunidade, alunos. Eleitos e empossados permanecerão por dois anos como membros do colegiado.
O relacionamento diretor X corpo docente X corpo discente, baseia-se no respeito e no diálogo.
Quando ao livro didático a escolha é feita pelos professores e coordenação escolar, analisando e selecionado todos os exemplares disponíveis e que atividades e rotina diária são utilizadas por professores e por alunos como principal ferramenta pedagógica.
O livros didático é escolhido pelos ( as ) professores ( as ) de 4 em 4 anos; a escola recebe exemplares de todas as disciplinas exigidas pela Ministério da Educação e Cultura MEC, sendo que após o recebimento dos livros do Ensino Fundamental dos anos posteriores são apenas complementados.
A escola é contemplada sempre com exemplares como: dicionários, livros paradidáticos e literários todo esse material é utilizado pela equipe docente e discente. A escola dispõe do Kit TV e DVD, adquiridos com recursos do Programa Dinheiro Diretos a Escola-PDDE e PDE que também são utilizados por professores e alunos da escola.
O corpo docente encontra-se bem habilitado sendo que 100% dos professores possuem Curso Superior Completo, a maioria com Pós-graduação e alguns com mestrado.
Quando à avaliação a escola possui notável preocupação em utilizá-la da melhor forma possível. Os alunos são avaliados no aspecto quantitativo e qualitativo e os professores utilizam-se de todas as modalidades de cunho somático são realizadas de forma processual. As notas são dadas através de conceitos no Ensino Fundamental e nota no Ensino Médio, a nota mínima para aprovação do aluno encontra-se centralizada em sete.
Os alunos são devidamente informados dos critérios pelos quais serão avaliados. Cada professor possui autonomia para escolher quais os tipos de avaliação adotar procurando assim a melhor forma de avaliar seu aluno, mas sempre respeitando os critérios adotados pela proposta escolar, pelo documento “Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental: Orientação para a prática escolar’’e as orientações da Secretaria de Estado da Educação”.
A escola utiliza-se de avaliações dos tipos objetivos e discursivos e também disponibiliza a recuperação paralela para aqueles que não conseguirem alcançar a média, que pode ser feito através de uma recapitulação do conteúdo utilizando uma metodologia diferente e refeita a avaliação através de relatórios, avaliação escrita, trabalhos em grupo e individual.
A escola possui um regimento interno padrão que contempla os aspectos de direitos e deveres de toda a comunidade escolar.
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